LA COMOSSIÒN
*Paz e néctar à todos*

CO.néctar*coletivonectar@gmail.com

O Coletivo Néctar



O que é o Coletivo Néctar?      

O Coletivo Néctar é uma REDE DE CRIATIVIDADES que vibra na intenção de inspirar e estimular pessoas por meio da arte.
Acreditamos que cada ser detém potencialidades criadoras e transformadoras, mas as ignora ou desvaloriza.
A Humanidade vem, há tempos, valorizando uma freqüência controladora e castradora das subjetividades. A educação civil e a mídia nos bombardeiam com verdades morais e nos impõem limites virtuais que nos desconectam cada vez mais da nossa natureza criadora ilimitada e, conseqüentemente, do nosso poder de mudança (lembram daquele papo de construirmos um Mundo Melhor?)
Nosso propósito gira em torno da tomada de consciência do EU-CRIADOR. A via para tal seriam as manifestações artísticas de variadas naturezas. Experimentando o lugar de artista, reconheço-me como O ARTISTA que sempre fui.
Mesmo com total firmeza nas intenções, ainda sim preferimos uma caminhada à deriva porque acreditamos no poder do fluir e transformar das próprias coisas. Vibramos por uma Teia Rizomática de Intenções onde cabe tudo e todos que ressonam com essa proposta. Sendo assim, estão todos convidados a praticar o CO.NÉCTAR.

Se você tem alguma idéia para fazer alargar os laços desse Co.néctar... Avante! Estamos dispostos a incentivar, ajudar, compartilhar.

coletivonectar@gmail.com





Histórico:



O Coletivo Néctar nasce, no início de 2009, da união de artistas interessados em desenvolver performances, intervenções, ações cênicas e espetáculos híbridos, integrando as diversas artes, propondo e investigando novos espaços, dialogando com aspectos estéticos, políticos e sociais da contemporaneidade.
Seu primeiro trabalho desenvolveu-se no Festival Psicodália, em fevereiro de 2009. Foram três intervenções cênicas criadas especialmente para o espaço e o público alternativos do festival. Propondo um deslocamento do lugar convencional do teatro, em busca da aproximação e integração com o público, nossas ações cênicas incentivaram a criatividade, oportunizando a livre expressão dos participantes (proponentes e receptores).
Na segunda metade de 2009 o COLETIVO deu início a uma pesquisa de linguagem cênica que buscava elaborar espetáculos dentro de um formato ritualísticos. Passamos a chamar nossas ações de Eventos Cênicos, uma experiência estética híbrida e uma vivência artística. A construção de um terreno fértil para que atores e público se tornem artistas, criadores de algo inédito. Esse trabalho opera-se em campo de fronteira, entre Vida e Arte, abrindo oportunidades ao espontâneo, resgatando características primitivas da arte como ritual. Para tal elegemos como norte os métodos de criação desenvolvidos por Renato Cohen, que dialogam de perto com as tendências da arte teatral da atualidade.
 O primeiro projeto dentro dessa linha teve o nome de Um asteróide pequeno, uma ação cênica de 30 minutos. Esse trabalho circulou  na cidade de Curitiba, com apresentações no Festival de Cultura do Paraná, Mostra de Artes Universitárias do SESC e Mostra Cabaré 2009 – prova pública do curso de artes cênicas da Faculdade de Artes do Paraná.
Em 2010 investimos esforços físicos, intelectuais e espirituais em um projeto de pesquisa e montagem teatral chamado O Ninho do Tigre que teve estréia na Mostra de Teatro da FAP em junho de 2010 e participou da Mostra SESC de Artes Universitárias (nov.2010) e da Mostra de Dramaturgia e Encenação da FAP (dez. 2010). O Ninho do Tigre se propunha como uma vivência cênica, teatro-ritual elaborado a partir de pesquisas em performance e happening dando continuidade às investigações Néctar sobre Sinergias Cênicas.

Atualmente em atividade:

 - Projeto Leucócitos de Gaia: inspirar pela arte com foco na Consciência Ambiental. (Marina Nucci e Chelah Corso)